Cerimômia de Investidura - 2013

 

No dia 2 de março de 2013 o Grão Priorado do Brasil da Ordem Hospitalária de São Lázaro de Jerusalém celebrou sua cerimônia solene de investidura cavalheiresca.

Neste ano a cerimônia aconteceu na Igreja de Nossa Senhora da Conceição no Rio de Janeiro e recebemos membros, postulantes e amigos de diferentes estados do Brasil.

Contamos com a presença de delegações das seguintes instituições:

  • Ordem do Santo Sepulcro
  • Academia Brasileira de Filosofia
  • Ordem Soberana do Templo Iniciático
  • Academia Brasileira de Medalhística Militar
  • Brigada Nacional de Proteção Ambiental do Brasil
  • Suprema Corte Brasileira dos Juízes de Paz
  • Confederação Nacional dos Delegados dos Direitos Humanos

 

 

A cerimônia foi oficiada pelo Chevalier Wolfgang Steinhardt, Comandante Internacional da União São Lázaro (Corpo São Lázaro Interncaional) e representante oficial dos Grão-Priorados Unidos da Ordem Hospitalária de São Lázaro de Jerusalém (“United Grand Priories of the Hospitaller Order of Saint Lazarus of Jerusalém”). Tendo este vindo de Viena (Áustria) especialmente para nossa cerimônia.

Pelo Grão Priorado do Brasil a cerimônia foi oficiada pelo Grão Prior para o Brasil da Ordem Hospitalária de São Lázaro de Jerusalém, Chevalier Roberto Ortiz KLJ CMLJ.

Os Portadores das Bandeiras foram os membros da Brigada Nacional de Proteção Ambiental do Brasil.

A cerimônia teve início com a consagração da Comendadoria Agnus Dei do Rio de Janeiro, complementada com a posse e o juramento de seus administradores:

  • Adílio Jorge Marques CLJ – Comendador Líder da Comendadoria
  • Pe. Marcos Vinicio Miranda Vieira ChLJ – Capelão da Comedadoria
  • Marcos Antônio Penna OLJ – Tesoureiro da Comendadoria
  • Rafael da Silva Pina OLJ – Secretário da Comendadoria

Além destes, quatro integrantes da Ordem foram empossados como administradores em posições do Grão Priorado, realizando seus juramentos.

 

Após a bênção das insígnias e bandeiras realizada pelo novo Capelão da Comendadoria, passou-se às investiduras. Neste dia foram investidos nas fileiras cavalheirescas de nossa Ordem, recebendo a cruz verde de seus graus e vestindo o manto, cinco postulantes, sendo que dois foram investidos no grau de Membro da Ordem de São Lázaro (MLJ), dois no grau de Oficial da Ordem de São Lázaro (OLJ) e o Padre Marcos Vinicio Miranda Vieira foi investido com o grau de Capelão da Ordem (ChLJ).

Em reconhecimento a sua dedicação e trabalho junto à Ordem, quatro Oficiais foram promovidos nas fileiras da Ordem ao grau de Comendador (CLJ).

Além disso, o Grão Priorado do Brasil e o Supremo Grão Priorado da Ordem reconheceram os méritos de valorosos indivíduos e recebeu-os como integrantes da Ordem na categoria de do Mérito, três pessoas foram investidas no grau de Oficial de Mérito (OMLJ) e uma pessoa no grau de Comendador de Mérito (CMLJ).

 

A Academia São Lázaro de Estudos Cavalheirescos e Humanitários, criada oficialmente no ano anterior, deu posse a novos acadêmicos. Oito Acadêmicos Titulares e dois Acadêmicos Honorários foram empossados.

O CSLI (Corpo São Lázaro Internacional) reconheceu os méritos de alguns de seus integrantes pelas ações e trabalhos durante o ano de 2012, condecorando-os com medalhas da União São Lázaro - CSLI. Estas condecorações juntaram-se às condecorações especiais oferecidas pelo Comandante Internacional do CSLI em pessoa.

Os Portadores das Bandeiras e seu Comandante receberam oficialmente, em sinal de agradecimento, as insígnias do CSLI.

Foram oficializadas parcerias com as seguintes entidades e entregues Instrumentos de Cooperação e Parcerias:

  • Ordem Soberana do Templo Iniciático;
  • Comitê de Iniciativas e Realizações Caritativas e Sociais;
  • Brigada Nacional de Proteção Ambiental do Brasil;
  • Suprema Corte Brasileira dos Juízes de Paz;
  • Confederação Nacional dos Delegados dos Direitos Humanos.

Por sua colaboração, participação e ajuda, moções especiais de agradecimento da parte do Grão Priorado do Brasil foram entregues a 19 pessoas.

Como durante o ano de 2012 e início de 2013 nossas ações, projetos e trabalhos foram reconhecidos internacionalmente, e como algumas destas Organizações e Ordens Nacionais e Internacionais decidiram por externar seu reconhecimento por nossa seriedade e dedicação através da condecorações a nossos membros e voluntários, estas condecorações foram entregues durante a cerimônia a 12 de nossos membros.

 

     
Ordem de São Lázaro Brasil - www.stlazarusbrasil.org - grandprior@stlazarusbrasil.org