Academia - ASLECH
   

Com o intuito de incentivar os estudos e o aprofundamento de seus integrantes nos assuntos relacionados às Ordens de Cavalaria e também nos assuntos relacionados às ações humanitárias, caritativas, hospitalárias e filantrópicas, o Grão-Priorado do Brasil decidiu criar a Academia São Lázaro de Estudos Cavalheirescos e Humanitários (ASLECH) como um órgão interno da Ordem de São Lázaro Brasil, com regulamentos internos próprios e que tem como finalidades:

  1. Promover, organizar, produzir e incentivar atividades de pesquisa socioculturais e humanitários que promovam o movimento cavaleiresco de São Lázaro no Brasil e no mundo;
  2. Criar, traduzir e produzir material para estudos e cursos voltados às atividades hospitalárias, tais como a formação para primeiros socorros, resgate, situações de emergência e similares;
  3. Criar e divulgar estudos de natureza histórica, humanitária e sociocultural aos membros de todos os graus da Ordem de São Lázaro;
  4. Promover reuniões, congressos, simpósios, palestras, seminários, mesas redondas, conferências e cursos, como forma de estimular a discussão, capacitação e o debate de temas pertinentes aos estudos de São Lázaro em nível estadual, nacional e internacional, podendo para isso manter intercâmbio com órgãos de educação e cultura e órgãos de comunicação, públicos e privados;  
  5. Organizar, desenvolver ou prestar auxílio, na forma de assessoria ou consultoria a projetos de investigação científica ou de caráter cultural quando demonstrada sua importância para o desenvolvimento da Academia e da Ordem de São Lázaro;
  6. Defender e conservar o patrimônio histórico e cultural mundial;
  7. Realizar ou estimular estudos que visem manter atualizado o conhecimento e as atividades da Ordem de São lázaro;
  8. Congregar membros brasileiros e internacionais da Ordem de São Lázaro como pesquisadores e ativistas das causas lazaritas.

 

Após aprovação de seus regimentos internos e da sua oficialização de sua criação pelo Supremo Conselho dos Grão Priorados Unidos da Ordem Hospitalária de São Lázaro de Jerusalém, durante o Primeiro Simpósio Lazarita Internacional em Malta, no dia 30 de abril de 2012 foram empossados os primeiros Acadêmicos, bem como o Conselho Acadêmico, órgão superior desta excelsa academia.

O Conselho Acadêmico atualmente é formado pelos seguintes integrantes:
Acadêmico Fundador Confrère Adílio Jorge Marques, CLJ   (responsável)
Acadêmico Titular Confrère Denys Kelwin Herbert de Souza, CLJ
Acadêmico Fundador Chevalier Roberto Ortiz, KLJ, CMLJ

Os acadêmicos da ASLECH estão enquadrados em uma das cinco categorias abaixo:
Acadêmicos Fundadores
Acadêmicos Titulares
Acadêmicos Honorários
Acadêmicos Correspondentes
Acadêmicos Beneméritos

A ASLECH vem desenvolvendo estudos e material que é periodicamente enviado a seus membros, sob a forma de "Epístolas" ou "Comunicados", além disso vem trabalhando em parcerias com outras instituições acadêmicas e também na organização de eventos que alinhem-se com seus objetivos.

A posição de Acadêmico é aberta a todos os integrantes da Ordem e do Corpo São Lázaro, aos que desejem postular a uma Cadeira na ASLECH pede-se produzir um estudo inédito de ao menos 5 páginas que aborde assuntos relacionados à História da Cavalaria, às Ordens Cavalheirescas ou às atividades e ações caritativas e humanitárias.

O Conselho Acadêmico decidirá, então, sobre a validade do estudo e sobre a aceitação do postulante.

A carta e o estudo deverão ser enviados ao email aslech@stlazarusbrasil.org

 

Desde o dia 19 de setembro de 2013 a ASLECH - Academia São Lázaro de Estudos Cavalheirescos e Humanitários é membro do United Nations Academic Impact (UNAI), em português, Impacto Acadêmico das Nações Unidas.

O UNAI é uma iniciativa global que reúne instituições acadêmicas em todo o mundo que estejam alinhadas com os preceitos principais de sua criação e que trabalhem em ações e projetos que levem ao incremento e à partilha dos valores e da cultura da Responsabilidade Social Intelectual.

A ASLECH entra agora em um seletíssimo grupo que conta com apenas 11 instituições acadêmicas brasileiras, tais como USP, UNESP, UFRJ, UFCE. Para verificar a lista de membros, clique no logo ao lado.

 
Ordem de São Lázaro Brasil - www.stlazarusbrasil.org - grandprior@stlazarusbrasil.org