Graus, Insígnias e Condecorações
   

Como acontece historicamente desde as Ordens Medievais de Cavalaria, os integrantes da Ordem de São Lázaro são divididos internamente em Graus. Os diferentes Graus da Ordem de São Lázaro não indicam, contudo, supremacia de um membro em relação a outro, mas representam o comprometimento do mesmo, o reconhecimento da posição de responsabilidade dentro da Ordem e a recompensa à dedicação aos trabalhos e ações da Ordem.  Estes graus foram definidos com inspiração na Ordem do Império Britânico.

Desta forma, os integrantes ativos da Ordem Hospitalária de São Lázaro de Jerusalém são divididos nos seguintes Graus, começando do mais elevado:

· Cavaleiros e Damas Grã-Cruz de Justiça ou de Graça (GCLJ / DGCLJ)
· Cavaleiros e Damas Comendadores de Justiça ou de Graça (KCLJ / DCLJ)
· Cavaleiros e Damas de Justiça ou de Graça (KLJ / DLJ)
· Comendadores (CLJ)
· Oficiais (OLJ)
· Membros (MLJ)

*) as letras especificadas acima após cada grau, podem ser usadas por aqueles a quem se aplicam, para efeitos da indicação de seu grau dentro na ordem no contexto de qualquer ocasião ou assunto ligado a sua participação nos trabalhos da ordem, ou para inclusão em qualquer publicação de caráter biográfico, sem contudo buscar vantagens pessoais, promoção própria ou privilégios derivados do uso desta posição ou das insígnias relativas, e estas não conferem qualquer vantagem, status, título, dignidade, denominação ou precedência social.

Um ministro da religião cristã que é admitido como um membro na Ordem pode utilizar denominações específicas, se ele assim o desejar.
· Prelado ou Eclesiástico Grã-Cruz (EGCLJ) equivalente a Cavaleiro Grã-Cruz
· Sub-Prelado ou Comendador Eclesiástico (ECLJ) equivalente a Cavaleiro Comendador
· Capelão Sênior (SChLJ) equivalente a Cavaleiro
· Capelão (ChLJ) equivalente a Comendador
· Sub-Capelão (Sub-ChLJ) equivalente a Oficial

 

Condecoração de Mérito
Condecorações ou prêmios de mérito podem ser outorgados a qualquer membro da ordem através das "Condecorações de Mérito" se, na opinião do Grande Conselho e do Conselho de Cavaleiros do Grão Priorado, tiverem realizado um serviço para a Ordem que mereça reconhecimento especial. A Condecoração de Mérito pode ser atribuída nas seguintes classes:

· Cavaleiro / Dama Grã-Cruz de Mérito (GCMLJ / DGCMLJ)
· Cavaleiro / Dama Comendador de Mérito (KCMLJ / DCMLJ)
· Cavaleiro / Dama de Mérito (KMLJ / DMLJ)
· Comendador de Mérito (CMLJ)
· Oficial de Mérito (OMLJ)

*) Nenhum membro da ordem pode ser atribuído a uma classe de "Mérito" superior ao grau que detém na ordem.

 

Prêmios de Mérito Civis” também pode ser outorgados a indivíduos que não sejam membros da Ordem se, na opinião do Grande Conselho e do Conselho de Cavaleiros do Grão Priorado, tiverem realizado um serviço extraordinário para a Ordem que mereça reconhecimento especial. O “Prêmio de Mérito Civil” pode ser atribuída para não membros nas seguintes classes:

· Grão Comendador de Mérito (GCMLJ)
· Grande Oficial de Mérito (GOMLJ)
· Comendador de Mérito (CMLJ)
· Oficial de Mérito (OMLJ)

 

Para cada um destes graus existe uma insígnia ou condecoração distinta, estes símbolos da Ordem são outorgados e entregues durante as Cerimônias Solenes de Investidura Cavalheiresca, onde segundo rituais e tradições ancestrais o indivíduo as recebe e passa ter o direito de portá-las enquanto estiver em situação regular junto à Ordem.

Algumas imagens das insígnias e condecorações da Ordem:

 

K L J C L J O L J M L J   K M L J C M L J O M L J
Ordem de São Lázaro Brasil - www.stlazarusbrasil.org - grandprior@stlazarusbrasil.org